Previsão é que o documento final do Plano Estratégico de Longo Prazo Serra 2024-2044 seja entregue em até seis meses
Texto: Marcos Sacramento - Foto: Samuel Chahoud
A Serra deu início ao planejamento das próximas duas décadas. Nesta terça-feira (7), no auditório do Hotel Serra Grande, foi apresentado o plano de trabalho e o cronograma do Plano Estratégico de Longo Prazo Serra 2024-2044.
Parceria entre a Prefeitura da Serra e a Associação de Empresários da Serra (Ases), o trabalho a ser desenvolvido pela empresa Macroplan tem entre os principais objetivos promover um planejamento considerando a realidade local, o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências e o alinhamento de estratégias com as agendas em nível estadual, nacional e internacional.
Durante a apresentação, que contou com a participação de representantes do empresariado, lideranças comunitárias, vereadores e integrantes do governo do Estado, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, destacou o enfoque no desenvolvimento humano como uma das características deste planejamento.
“Nós queremos transformar a nossa população por meio de políticas públicas, seja na educação, na saúde, na segurança, e promover uma ascensão social, até porque foi essa população operária que acreditou primeiro na cidade, que nos ajudou na construção dessa cidade. Cada um com seus limites, cada um dentro das suas condições”, afirmou o prefeito.
O secretário de Governo, Weverson Meireles, lembrou que a administração, desde o início das conversas que levaram ao Plano, teve a preocupação em promover uma ação de estado e não apenas de gestão.
“Quando no último ano de governo elaboramos um planejamento estratégico no qual a Ases é que vai ter papel de liderar, nós estamos dando o seguinte recado para a nossa cidade: não tem vaidade, não tem vertente política que vai atrapalhar o crescimento da maior cidade do estado do Espírito Santo”, destaca Meireles.
A previsão é que o documento final do Plano Estratégico de Longo Prazo Serra 2024-2044 seja entregue em até seis meses. Como parte do trabalho, serão realizados estudos, levantamentos de dados, mapeamento de marcos legais e análise da evolução do desenvolvimento da Serra na última década e o plano de ação para os próximos 20 anos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Ricardo Pandolfi, lembra do nível de excelência da empresa contratada para fazer o planejamento.
“A Macroplan é uma referência nacional em termos de planejamento estratégico e tendência de futuro. Lembrando que é um planejamento da cidade, de toda a Serra. Estamos pensando de 2024 até 2044, são 20 anos de projeção de futuro”, salienta o secretário.
Comments